POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR

  • IZALTINA SHIRLEY DE ALMEIDA SCHUTZER SME SÃO PAULO E DIADEMA
Palavras-chave: Inclusão, Educação, Políticas Públicas, Escola

Resumo

As políticas públicas surgiram na década de 60, nos Estados Unidos, por ser o país mais democrático,
no entanto é preciso diferenciar a forma pela qual elas foram elaboradas e quais foram os modelos de
Estado que deram origem à elas para então compreende-las e analisá-las. Atualmente, apesar de o tema
ser muito recente, existem boas políticas de inclusão na área educacional, entretanto ao analisá-las no
cotidiano das escolas, notamos que nem sempre estão funcionando ou sendo cumpridas, devido à fatores
diversos, internos e externos, que acabam afetando no ensino-aprendizado dos alunos com necessidades
educacionais especiais – NEE. Apesar de o presente trabalho ter sido realizado na Rede de Ensino
Municipal, é possível verificar a falta de efetividade das políticas e legislações que defendem os
educandos NEE em toda a rede, já que foram utilizados dois métodos de pesquisa – direta e indireta –
validando o trabalho.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
de Almeida Schutzer, I. S. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR. Dialogando Saberes , 3(03), 39-58. Recuperado de http://revista.acfcacademus.com.br/index.php/academus/article/view/15